2007/01/14

ps10-mk3_2007-01-14

Depois de ter a parte da frente do carro praticamente feita em esférovite, tive cerca de um mês para decidir qual o próximo passo a seguir. 

Na lista de passos a seguir, em primeiro lugar estava fazer o acabamento da parte da frente do carro em fibra de vidro de forma a obter uma superfície perfeita. Esta opção foi posta de parte devido pois a grande quantidade de betume de polyester que teria de comprar iria sair um pouco cara, que não é muito boa ideia nesta altura. 

Em segundo lugar dessa lista estava a construção do resto do carro em esférovite. Esta hipótese era a mais viável, pois o esférovite não é muito caro e iria permitir ver o aspecto geral de todo o projecto. 

Tendo em conta estas considerações, optei pela segunda, começando então a construir todo o resto do carro. Em primeiro lugar tive de traçar todos os perfis do resto do carro para ter todas as linhas do carro no sitio certo. Estes perfis foram feitos em CAD, impressas em folhas A0 e depois recortadas em esférovite. 

Para poder construir o resto do carro tive de fazer uma estrutura que suportasse todo o esférovite do resto do carro e que estivesse ligada à estrutura que suporta o esférovite da parte da frente do carro. Esta estrutura, tal como a da parte da frente é muito simples e feita em madeira. Tendo em conta que o carro terá cerca de 4,5 metros, começava a torna-se impraticável mudá-lo de sitio, por isso fiz também uma estrutura metálica com umas pequenas rodas que iria suportar todo o carro, sendo assim mais fácil muda-lo de sitio quando for necessário. 

Nestas imagens podemos ver os todos os perfis cortados. Como estes perfis são grandes demais para caberem numa única placa de esferovite, tiveram de ser feitos em vários bocados. Antes de serem colocados no seu lugar, as várias peças de cada perfil terão de ser coladas para se obter o perfil desejado. É também possível ver nestas imagens a estrutura de madeira de toda a parte detrás do carro, faltando ainda alguns acabamentos, principalmente na parte de trás onde ainda falta a ligação da estrutura de madeira à "cama" de ferro que suporta todo o carro. 

Como se pode ver pelas imagens, começa-se a ter a noção do tamanho de todo este projecto e a falta de espaço que começo a ter... Espero pelo menos que o resultado não seja muito mau :)


0 comments :